Parte 1: desenvolvimento e organização do trabalho
Abordando, dessa vez, o tema "Legalização da Maconha", nosso grupo, de 9 componentes, se uniu para, então, elaborar o trabalho de televisão. Um tanto traumatizados com o programa de rádio, buscamos preparar o máximo possível de conteúdo que deveria ou poderia ser utilizado, além de convidar dois militantes para uma breve entrevista.
Estúdio em que foram realizadas as gravações
[Foto por Joana Berwanger]
Foi feita uma série de pesquisas sobre o tema por parte dos integrantes. Além disto, os conhecimentos pessoais, adquiridos em razão do tema ser bastante debatido nos dias de hoje, foram de extrema importância para a elaboração do trabalho. O grupo decidiu escolher dois entrevistados, Bernardo Corrêa e Gabriel Feltrin, militantes que participaram de um debate no Centro Acadêmico da FAMECOS (CAAP), que abordava o mesmo tema. As perguntas elaboradas que seriam feitas aos entrevistados foram bastante gerais, pois, infelizmente, não havia muito tempo para que estas pudessem ser debatidas mais profundamente.
Parte 2: O Programa de Televisão
O frio do ar condicionado dentro da sala 107 acalmava um pouco nossos nervos. Terminando o roteiro 30 minutos antes do programa entrar no ar, ainda nos questionávamos se os entrevistados chegariam. O horário combinado era 8:45, e o programa deveria começar às 9:30. Eram 9:04 e os entrevistados ainda não haviam dado sinal; um plano B deveria ser elaborado. Correndo entre os corredores, as alunas Kamylla e Beatriz buscavam um segundo plano, enquanto os outros aguardavam com ansiedade a chegada dos convidados.
Impaciente, olhava pela pequena janela, de 2 em 2 minutos, em busca das silhuetas dos dois garotos. Eis que, em uma das espiadas, um suspiro de alívio se propagou dentro da sala; lá estavam.
Mal temos tempo de conversar, o programa logo entrará no ar. Papo vai, papo vem, já estamos dentro do estúdio. Pellanda anuncia o começo das gravações "Grupo 3, bloco 1".
[Foto por Joana Berwanger]
Algumas falhas, é claro, acontecem. Entretanto, no geral, o programa de televisão, nomeado "De Frente com Tabus", ocorreu bem, durante seus 20 minutos. O primeiro bloco tratava da entrevista, em que os convidados, Gabriel e Bernardo, puderam analisar e opinar sobre o tema, em meio de perguntas feitas pelos âncoras, Pedro e Kamylla, e entrevistadores, Beatriz e Gabriela, durante cerca de 10 minutos.
Mais tarde, o segundo bloco começava. Ancorado por Bibiana, a parte dois do programa trazia um debate entre os demais alunos, Joana, Edisson, Luiza e Giovana. Durante os 10 minutos restantes, o debate fluiu tranquilamente.
Câmeras desligadas, o grupo deixava o estúdio em meio de risadas e um clima de dever cumprido.
Texto e imagens por Joana Berwanger
Nota para os professores:
não compareci à aula em que foi realizado o exercício de
TV individual dos alunos e, por isso, não fiz o post do vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário