Na aula de semana passada (15) aprendemos um pouco sobre a história do rádio no Brasil e no mundo e, após, foi-nos lançado um desafio: narrar uma notícia no estilo do rádio para que, essa semana, apresentássemos um pequeno programa ao vivo.
[Foto reprodução: link]
A origem do rádio
Foi a partir da descoberta de ondas eletromagnéticas pelo físico James Clerck Maxwell que, em 1863, na Inglaterra, se tornou possível a criação do rádio. Mais tarde, em 1896, foi criada a primeira companhia, em Londres, por Guglielmo Marconi e, após, esse equipamento revolucionário passou a evoluir rapidamente.
Em 1916, nos Estados Unidos, ocorreu o primeiro programa de rádio, que se tem notícia. Lee Forest foi quem instalou a "estação-estúdio" e promoveu o programa. Este tinha músicas de câmara, conferências e gravações. Foi aí que surgiu, também, o radiojornalismo, com apurações eleitorais para a presidência dos EUA.
A Era do Rádio
Surgiu em 1919, junto à criação do microfone, pelos engenheiros da companhia Westinghouse, a "Era do Rádio". A companhia fez nascer a rádiofusão a partir da fabricação de rádios para as tropas da Primeira Guerra Mundial. Com o fim do conflito, vários rádios que não haviam sido enviados foram comercializados, mais tarde, para moradores do bairro.
No Brasil, a primeira transmissão radiofônica aconteceu em 1922, no Rio de Janeiro. Esta transmitia um discurso do presidente Epitácio Pessoa, em comemoração do centenário da independência do país. Nos EUA, a rádio crescia surpreendentemente. Em 1921, haviam apenas 4 emissoras e, no final de 1922, já haviam 382.
Fonte: Microfone
Trabalho de Rádio - Laboratório de Jornalismo
Semana passada, a turma se organizou em grupos para que, amanhã, fizéssemos a nossa primeira transmissão de rádio dentro da FAMECOS. Para acompanhar as transmissões, que acontecem às 8:30, 9:00, 9:30, 10:00 e 10:30, é preciso acessar o site da cadeira: Laboratório de Jornalismo - 2014.1. Não deixem de conferir!
Seguem abaixo os trabalhos realizados na aula passada:
Texto por Joana Berwanger
Nenhum comentário:
Postar um comentário