domingo, 6 de julho de 2014

Reformulação da Zero Hora – entrevista com Luiz Adolfo


Entrevista sobre a reformulação da Zero Hora, com Luiz Adolfo


      *Considerando que, atualmente, o mundo está, mais do que nunca, na era digital, os meios de comunicação precisam estar constantemente atualizados. A partir deste fundamento, foram realizadas alterações no jornal “Zero Hora”, de Porto Alegre, no primeiro semestre de 2014. As mudanças foram feitas tanto no meio impresso quanto no meio digital (computadores, smartphones, tablets e outros), em comemoração aos 50 anos do Jornal.

Programa de Televisão – pt. 1 & 2: Joana

Parte 1: desenvolvimento e organização do trabalho

      Abordando, dessa vez, o tema "Legalização da Maconha", nosso grupo, de 9 componentes, se uniu para, então, elaborar o trabalho de televisão. Um tanto traumatizados com o programa de rádio, buscamos preparar o máximo possível de conteúdo que deveria ou poderia ser utilizado, além de convidar dois militantes para uma breve entrevista. 

Estúdio em que foram realizadas as gravações 
[Foto por Joana Berwanger]

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Transmissão de rádio – Pt. 2: Joana

      Em meio a risadas e falhas tentativas de manter a seriedade, nossa transmissão de rádio foi feita. Composto por Joana, Bibiana, Kamylla, Edisson, Gabriela, Pedro, Giovana, Luiza e Beatriz, o grupo começou a transmissão às 9:30 e permaneceu no ar por cerca de 15 minutos – menos do que o esperado. 

 [Foto por Joana Berwanger]

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Transmissão de rádio – Pt. 1: Joana

      Em meio de dezenas de folhas espalhadas na mesa, começamos nosso primeiro programa de rádio. Sentados à banca estavam Pedro e Joana (âncoras), Bibiana e Kamylla (editoria de  cultura), Gabriela e Giovana (editoria de polícia e política), Luiza e Edisson (editoria de mundo) e Beatriz (editoria de esportes). 

      – Dois minutos. – avisava Pellanda.

      Foi difícil, mas ficamos em silêncio. Logo depois, Pedro anunciou o programa.

[Foto por Eduardo Campos Pellanda: link]

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Uma breve apresentação: Rádio.

      Na aula de semana passada (15) aprendemos um pouco sobre a história do rádio no Brasil e no mundo e, após, foi-nos lançado um desafio: narrar uma notícia no estilo do rádio para que, essa semana, apresentássemos um pequeno programa ao vivo. 

[Foto reprodução: link]

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Walk [Your City] – Porto Alegre

      As cidades grandes têm se mostrado um verdadeiro caos quando o assunto é o trânsito. E, em razão desse visível problema, se originou, nos Estados Unidos, o projeto "Walk [Your City]", que propõe uma solução muito simples à população: vá a pé. A proposta, que visa a colocação de placas informando distâncias a certos pontos da cidade, como avenidas e parques, já se espalhou por vários países e, agora, Porto Alegre também faz parte desse projeto. A iniciativa na capital surgiu no ano passado, com alunos do Colégio Farroupilha, junto ao coletivo Shoot the Shit, para o movimento #daescolapravida.

[Foto: Joana Berwanger, em PUCRS]


Tecnologias Audiovisuais

      A cadeira de Tecnologias Audiovisuais, lecionada por Ticiano Paludo, tem se provado uma das cadeiras mais diferentes e divertidas do primeiro semestre de Jornalismo. Voltada para o estudo de som e imagem, principalmente, o professor vem passando uma série de trabalhos que desafiam a criatividade dos alunos, explorando essa ciência de forma abstrata e envolvente. 

      Abaixo, seguem os dois primeiros trabalhos que tivemos que realizar, com seus respectivos objetivos. 

      1. Trabalho em vídeo

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa



O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa foi inaugurado em meio à ditadura militar brasileira, em 1974, no centro da capital gaúcha, graças aos esforços da Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI). Na metade do século passado, a associação, representada por Alberto André e Sérgio Dillenburg, acabou por concluir que as publicações periódicas são fonte de informação e de pesquisa tão importantes quanto os livros e documentos preservados até então. Logo, viram a necessidade da criação de um espaço que abrigasse conteúdo de comunicação para o benefício da comunidade.


quinta-feira, 27 de março de 2014

A história do jornal impresso e o futuro do jornalista

      Na quinta-feira da semana passada (20), nossos professores, Fábian e Pellanda, apresentaram a história do jornal impresso. Oriundo da criação do papel pelos chineses, datada em 123 antes de Cristo, e da prensa, por Johannes Gutemberg, em 1440.  

Linha do tempo com os principais acontecimentos que acarretaram a forma do jornal atual.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Exposição: Campo de Refugiados do MSF

      Porto Alegre se tornou parte de um seleto grupo de cidades que tiveram o privilégio de receber a Exposição de Campo de Refugiados dos Médicos Sem Fronteiras, que tem como principal objetivo fazer com que os visitantes conheçam e se sintam dentro de um campo real. O evento, que já passou por várias cidades brasileiras e tem recebido um grande público, atualmente se encontra no Parque Farroupilha – Redenção –, no bairro Bom Fim, mas se limitará até o próximo domingo (23).


terça-feira, 18 de março de 2014

14.03 – Trote dos Bixos

      O tão esperado Trote dos Bixos na Famecos, enfim, aconteceu.
      Depois da aula de sexta-feira (14) de Introdução às Relações Públicas e Introdução à Publicidade e Propaganda, os bixos foram direcionados à entrada da Famecos. Em meio de perguntas e cantorias – além o calor extremo –, os novos alunos – nós – eram bombardeados de tinta constantemente. O resultado, então, foi este:

segunda-feira, 17 de março de 2014

1st // Criação dos blogs

      

Alunos do curso de jornalismo da FAMECOS criam seus blogs


      Na manhã do dia 13 de Março,os estudantes do primeiro trimestre de jornalismo arregaçaram as mangas e botaram a mão na massa. Instruídos pelo professor Eduardo Pellanda que, juntamente ao professor Fábian Chelkanoff, é responsável por lecionar em aulas mais voltadas para a prática jornalística, os alunos da Universidade Pontifícia deram início à seus novos projetos.